sábado, 4 de setembro de 2010

PREVENÇÃO DE QUEDAS!



PREVENÇÃO DE QUEDAS

Ano após ano, as quedas ficam atrás apenas dos acidentes com automóveis como causa do maior número de mortos em acidentes!
Nós tendemos a associar uma queda fatal somente com quedas de locais muito altos, mas isto não é necessariamente verdadeiro:
As quedas fatais ocorrem às vezes de alturas muito baixas, até inferiores a um metro. De fato, algumas ocorrem ao nível do solo.
A fatalidade dependerá de como você tocará o chão em que a cabeça vai bater e de muitos outros fatores contributivos.
Algumas quedas são o resultado de uma falta de cuidado ou ato inseguro, enquanto outras são provocadas por condições abaixo do padrão ou equipamentos defeituosos. Subir e trabalhar em posições elevadas faz parte do trabalho de muitos de vcs.
Equipamentos especiais foram projetados de forma que possamos fazer este trabalho com segurança e eficiência. Porém, devemos inspecionar estes dispositivos de segurança para ter certeza de que estejam em boas condições.
Os cintos de segurança devem ser verificados quanto a defeitos em locais onde eles possam desfiar ou mostrar desgaste excessivo.
Os dispositivos de segurança para subir e para trabalho em locais altos são projetados especificamente para sua segurança pessoal. Quando em boas condições, eles podem evitar uma queda séria. Anteses de usá-los inspecione regulamente esse equipamento.
Se seu trabalho exigir uma escada, certifique-se de que esta esteja em boas condições e pegue a escada certa para o trabalho. Não improvise com qualquer outra coisa. Isto pode provocar uma queda.
Quando estiver executando um trabalho que envolva muitas pessoas e muitas atividades diferentes, olhe à sua volta antes de se movimentar. Tenha cuidado com ferramentas e equipamentos no chão e evite buracos e coisas similares.
Uma boa arrumação da área de trabalho é uma forma excelente de eliminar causas potenciais de quedas e, lembre-se: quedas matam um número enorme de pessoas todos os anos. Não acredite ter alcançado o máximo de segurança possível.
Certifique-se de que alcançou a segurança requerida para aquela atividade.
As quedas ocorrem por motivos diversos e você deve ter alguns cuidados para evitar que elas ocorram na obra . Em qualquer área o procedimento correto é “andar” e nunca “correr”, portanto, ande sempre. Não corte caminho passando entre máquinas. Se houver objetos, dispositivos ou ferramentas no caminho, retire-os, pois podem provocar tropeções e quedas. Aberturas ou obstruções no piso devem ser protegidas, sinalizando-as de alguma forma. Se perceber pingos de óleo ou outros líquidos no chão, remova-os imediatamente.
Ao subir escadas, use sempre o corrimão e suba os degraus um a um. Não esqueça o “cinto de segurança”. Lembre-se: “Ele é obrigatório”. Não improvise escadas com uso de caixotes, tambores, máquinas, cadeiras entre outros, pois são equipamentos inadequados.
Quando perceber qualquer condição insegura comunique sempre a sua segurança.