terça-feira, 2 de junho de 2009



Deten Química S.A.


Instalada no Pólo Petroquímico de Camaçari-Bahia, a Deten Química S.A, iniciou em 1981 suas atividades de produção de LAB - Linear Alquilbenzeno e LAS - Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfônico, introduzindo o Brasil na era dos detergentes biodegradáveis. Sua capacidade de produção anual é hoje de 220.000 toneladas de LAB e de 80.000 toneladas de LAS.
O LAB e o LAS são as matérias-primas básicas para produção do Linear Alquilbenzeno Sulfonato, que é o tensoativo mais utilizado mundialmente para a produção de detergentes líquidos e em pó, dada a sua comprovada compatibilidade ambiental, e a sua excelente relação custo/benefício.
A Deten é uma empresa privada, tendo seu capital votante controlado pela CEPSA QUÍMICA , com 72% de participação, e pela Petroquisa (Petrobrás Quimica S.A) a subsidiária da Petrobrás para atuação no setor petroquímico, com 28%. A CEPSA QUIMICA é líder mundial na produção de LAB, com capacidade instalada de mais de 550.000 toneladas anuais. Além de sua unidade industrial na Espanha (220.000 toneladas/ano), possui duas plantas produtoras: suas joint-ventures no Canadá (120.000 toneladas/ano) e no Brasil (a Deten). A CEPSA QUÍMICA é subsidiária integral da CEPSA (Compañia Española de Petróleos, S.A).
A Deten tem como princípios fundamentais de sua atuação o respeito e a proteção do meio ambiente, e o atendimento integral da demanda do mercado brasileiro de detergentes. Por isso, foi uma das primeiras empresas brasileiras a obter, em 1998, a certificação ambiental pela ISO14.000. E sua participação no mercado brasileiro tem sido superior a 95% da demanda, tendo ampliado sua capacidade produtiva anual de LAB de 35.000 toneladas em 1981 para a atual, de 220.000 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário