sábado, 7 de março de 2009


CURIOSIDADES

Porque é que nos países onde neva se costuma deixar sal nas estradas?

Porque o sal misturado com a água faz baixar a temperatura na qual ela congela. O sal ajuda a evitar a formação de gelo escorregadio.

Porque é que no verão o pico das montanhas muito altas continua com neve?

Por cada 180 metros, a temperatura diminui um grau. Como estas montanhas ficam em grandes altitudes, as temperaturas nessas alturas são sempre muito baixas. Mesmo quando o dia é mais quente, a neve não consegue derreter, porque as noites são muito geladas. Além disso, se a neve derreter, uma nova camada surge. Depois de 2.700 metros de altitude, a neve nos picos é eterna.

Porque é que existe o Horário de Verão?

O Horário de Verão é usado para economizar energia eléctrica. Como no verão os dias são mais longos, aproveita-se a luz natural do dia, poupando assim a luz produzida artificialmente.

Para onde vai a água do mar quando a maré baixa?

As marés são causadas pela força de atracção da Lua, que faz com que a água do oceano suba em direcção a ela. Seis horas depois da maré alta, a Terra completa um quarto de volta ao redor do seu eixo. Essa rotação desloca o mar que já não fica directamente sob a Lua. Daí vem a maré baixa.

Para onde vai a água das chuvas?

Parte das águas pluviais evapora-se, formando nevoeiro e nuvens, e outra parte infiltra-se nos solos permeáveis, indo alimentar as nascentes e os rios subterrâneos. Nas depressões impermeáveis, a água das chuvas forma lagoas e pântanos. A maior parte corre pelos declives e vai engrossar rios.

O que são os terremotos e por que é que eles acontecem?

O manto, que é a camada superficial do nosso planeta, é formado por 20 placas, que se esbarram levemente. Quando isso acontece, há uma grande pressão nas rochas das bordas das placas; e às vezes, as rochas prendem-se e a pressão aumenta. Quando se desprendem, produzem ondas de choque cujos movimentos se reflectem na superfície da Terra. Esses movimentos são os terremotos, e são ondas tão fortes que podem ter a potência da explosão de 200 toneladas de dinamite.

O que são as marés?

É verdade que as marés são em parte causadas pela atracção gravitacional da Lua (e também do Sol). Mas é errado pensar que a Lua está a puxar a àgua para cima, ergendo-a vários metros em relação à costa. A força da gravidade da Lua afecta não só a àgua dos oceanos, mas também a rocha dos continentes e todo o globo terrestre, e não é capaz de distinguir a àgua de outros materiais. Além disso é tão fraca aqui na Terra que o seu efeito em qualquer objecto é centenas de milhar de vezes menor que o peso do objecto.O factor mais significativo é que a Lua não está exactamente a orbitar a Terra. Isto é uma boa aproximação, mas a realidade é que ambos estão a deslocar-se à volta de um ponto entre a Terra e a Lua. Este ponto (o centro de massa) encontra-se no interior da Terra, a cerca de 4.700Km do seu centro.O movimento circular em torno a este ponto exerce uma força centrifuga em tudo à superfície da Terra (como quando fazemos girar uma corda com uma pedra atada na ponta). Mas como este ponto não coincide com o centro da Terra, na maioria dos sítios a força centrífuga não terá uma direcção perfeitamente vertical.Isto é a parte mais importante para compreender as mares: não é uma força possante que puxa a àgua dos Oceanos para cima, mas uma força minúscula que arrasta ligeiramente a àgua para os lados. Este efeito é tão pequeno que numa pessoa de 60Kg a força é cerca de meio grama, o peso de um pequeno pedaço de papel. Mas um Oceano tem tanta àgua que mesmo uma pequena perturbação se torna significativa.Nas regiões costeiras, a profundidade dos oceanos é muito reduzida, e a àgua deslocada pela acção da Lua e do Sol pode se erguer vários metros dependendo da forma do litoral e do leito do oceano junto à costa. Mas em mares mais pequenos e isolados, como por exemplo o Mediterrâneo, a deslocação de àgua é insuficiente para causar marés significativas.Um lago, uma piscina ou uma pessoa contém volumes de àgua pequenos demais para que o efeito de marés seja sequer perceptivel.

O que é a chuva de granizo?

É comum nevar e chover ao mesmo tempo. Se a temperatura perto do solo estiver muito alta para haver somente neve e muito baixa para haver somente chuva, as duas ocorrem ao mesmo tempo. Os flocos de neve que não se derretem juntam-se, formando blocos de gelo. É a chuva de granizo.

Como é que um vulcão entra em erupção?

A Terra é formada por placas endurecidas, que são a crosta terrestre, e por placas de rochas derretidas, o magma que fica no interior do planeta. Um vulcão entra em erupção quando as placas se movimentam e o magma é lançado para fora. Essa massa, conhecida como lava, é composta de metais, como magnésio e ferro, e atinge uma temperatura de 1.200 graus.

Como é que se forma o arco-íris?

A cor branca é formada por uma mistura de cores que podem ser decompostas com o auxílio de certos prismas transparentes - de cristal, por exemplo - formando uma imagem conhecida pelos cientistas como espectro. O espectro é uma faixa de sete listas principais nas cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris é o espectro formado pela luz solar ao atravessar as gotas da chuva, que funcionam como um prisma de cristal.

Como é que se forma uma onda no mar?

A onda é o resultado da acção do vento sobre a camada superficial da água do mar. Quando o vento sopra, ele gera um movimento na água que produz a onda. Apesar de parecer que as ondas andam em linha recta, elas, na verdade, deslocam-se em sucessivos movimentos circulares.

Como é que se forma a neve?

A neve é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. As gotas de água congelam-se e transformam-se em flocos de neve. Isto é comum em grandes altitudes, mas nem toda a neve chega ao chão. À medida que os flocos se aproximam do solo, a temperatura aumenta e eles derretem. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos 4 graus, pois a grande altitude impede que a neve se derreta.

Como é que se forma a geada?

Durante a noite, a temperatura diminui. No meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor de água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.

Como é que o vento se movimenta?

Quando o Sol aquece a Terra, nem todas as regiões são aquecidas de forma igual. Algumas partes do planeta ficam mais quentes, e outras partes, mais frias. O ar das regiões mais quentes expande-se e eleva-se. Quando isso acontece, o ar dos locais mais frios toma esse espaço, fazendo com que o ar se movimente, criando o vento.

Como é que funciona o eco?

Quando uma onda sonora encontra uma barreira, ela reflecte-se, voltando para o local de onde veio. Desta forma nasce o eco. As impressões sonoras persistem no ouvido durante um décimo de segundo. E só há eco quando a distância percorrida pelo som até ao obstáculo é superior a 17 metros, sendo a velocidade do som no ar de 340 m/s.

Porque é que apenas a superfície dos rios e dos lagos congela?

A superfície dos rios e lagos congela pelo contacto com o ar frio da superfície. Quando a temperatura atinge valores inferiores a 4°C, a água dilata, tornando-se menos densa à medida que se solidifica. Isso faz com que a parte mais fria permaneça acima da mais quente, congelando apenas o topo. Como a densidade da água é máxima a 4°C, é nessa temperatura que ela se mantém nas profundidades.

Porque é que um objecto que cai na água forma ondas em círculos?

Porque, ao cair, o objecto transmite à água parte da energia do seu movimento. Esse ponto retransmite a energia recebida para pontos vizinho por meio de vibrações, que geram as ondulações que vemos. E a energia provocada pelo choque vai espalhando-se em circunferências cada vez maiores.

Porque é que um livro de mapas é chamado de Atlas?

O termo vem do nome de uma personagem da mitologia grega. Como punição por lutar contra os deuses, Atlas foi forçado a carregar o globo terrestre nos ombros. Esta cena passou a ilustrar vários livros de mapas da antiguidade. Com o tempo, esses livros ficaram popularmente conhecidos como Atlas.

Porque é que primeiro vemos o raio e só depois ouvimos o trovão?

O relâmpago é a luminosidade produzida quando a electricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilómetros por segundo, enquanto que o som viaja a 345 metros por segundo. Desta forma, vemos primeiro a luz, que é mais rápida, e depois vem o som, que não é tão veloz.

Porque é que o mar é salgado?

Durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas dos esgotos despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação , que provoca uma salinização constante e particular de cada mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário