quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Explosão em tanque de etanol causa morte de trabalhador em Caçu/GO



Caçu/GO - Um tanque com aproximadamente cinco milhões de litros de álcool explodiu na tarde de 3 de setembro na usina Rio Claro no município de Caçu, em Goiás. Uma pessoa morreu e duas ficaram levemente feridas.

João Batista do Nascimento, 55, era funcionário de uma empresa prestadora de serviço da usina ETH Bioenergia.

A explosão provocou um incêndio em um dos dois tanques de estocagem de álcool. As chamas atingiram mais de 20 metros de altura.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no momento do acidente, funcionários pintavam a parte externa do tanque, que esquentou e explodiu. A tampa do reservatório caiu sobre o funcionário.

Os bombeiros trabalharam durante toda a madrugada para conter as chamas. O fogo foi contido por volta das 5h, após o resfriamento das instalações e fim do etanol armazenado no tanque.

Em nota, a ETH Bioenergia informa que está prestando todo apoio necessário aos familiares das vítimas.

Veja nota oficial divulgada pela empresa:

"A ETH Bioenergia informa que o incêndio ocorrido na Usina Rio Claro, no município goiano de Caçu, já foi totalmente controlado. Graças à ação conjunta das equipes da Empresa e do Corpo de Bombeiros de Rio Verde, o fogo ocorrido em um dos dois tanques de estocagem de etanol foi totalmente extinto às 3h50 da madrugada desta sexta-feira e a área já foi completamente resfriada.

A ETH Bioenergia confirma a existência de uma vítima fatal, funcionário de uma empresa prestadora de serviços e, consternada, solidariza-se com os familiares da vítima, a quem está prestando todo apoio necessário.

O incêndio ficou restrito a um tanque de etanol, sem impacto nas demais instalações da usina. A retomada das operações somente ocorrerá após a confirmação de que todas as condições de segurança foram reestabelecidas. A produção de etanol, quando retomada, será estocada no segundo tanque de armazenamento, com capacidade de 20 milhões de litros.

Equipes de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ETH Bioenergia, juntamente com a Polícia Técnica de Jataí e o Corpo de Bombeiros de Rio Verde, estão tomando todas as providências necessárias e uma comissão especial será formada para apurar as causas do acidente."

Fonte: G1 - Globo.com
Foto: Divulgação TV Globo

2 comentários:

  1. O principal causador neste caso foi a falta de conhecimento, em se tratando de um tanque de combustível inflamável, que deve ser identificado e tratado como Espaço Confinado, os procedimentos de segurança não foram adotados como; preenchimento da PET, isolamento do local, medição constante de concentração de gases, ventilação apropriada, pessoal treinado e equipe de resgate de sobre aviso; isso só alguns dos ítens que devem ser implantados em casos de iminente risco.
    Abraços

    Marcelo
    macerreira@gmail.com

    ResponderExcluir